Corregedoria do TJMG orienta Peritos para acesso ao Sistema PJe

17/07/2019

Aconteceu no último dia 15 de julho uma reunião na Corregedoria do TJMG para explicar as novas funcionalidades aos peritos e servidores sobre o Sistema PJe para Peritos.

Os peritos agora já podem possam acessar os autos digitais, receber intimações eletrônicas e incluir manifestações e laudos no Sistema Processo Judicial eletrônico (PJe). A partir de 15 de julho, um perfil próprio para eles está disponível no PJe. Para explicar  como atuar no sistema o TJMG criou uma cartilha com todas as informações.

Para alcançar essa conquista, foi preciso inúmeras pesquisas por parte da equipe, como relatou o corregedor-geral de justiça, desembargador Saldanha da Fonseca. Segundo ele, foi necessário encontrar alternativa para dar acesso aos peritos, o que proporcionará  celeridade e economicidade nos processos que envolvam a atuação destes.

“Deslocamento, atendimento em balcão, protocolo, juntada de laudos físicos” foram algumas das ações citadas pelo corregedor, que podem ser eliminadas, com a chegada do novo perfil. “Era urgente fazer algo que trouxesse segurança aos peritos e servidores”, comentou a juíza auxiliar e superintendente adjunta de planejamento da Corregedoria, Lívia Borba, ao falar dessa padronização no sistema.

Na foto o Presidente do IBAPE-MG, Engº. Eduardo Tadeu Possas Vaz de Mello,  o Corregedor-Geral de Justiça Desembargador Saldanha da Fonseca, a Juíza de Direito Lívia Barbosa e a Diretora Bruna de Sousa.

Toda a comunicação vai ser via sistema. Então, os peritos devem providenciar a certificação digital – ICP – Brasil, Padrão A, de acordo com o Aviso nº 37/CGJ/2019, da Corregedoria. Outro ponto importante destacado pela juíza Lívia Borba foi a necessidade de os peritos estarem credenciados também no Sistema Eletrônico Auxiliares da Justiça – Sistema AJ, a fim de dar mais transparência ao processo.

Os novos peritos que venham a ser credenciados no Sistema AJ, bem como aqueles que, por algum motivo, não possuam cadastro no Sistema PJe, deverão solicitar o seu cadastramento pelo Portal de Serviços de Informática.

O presidente do Instituto Brasileiro de Avaliação e Perícias de Engenharia (Ibape), Eduardo Tadeu Vaz de Melo, agradeceu aos servidores pelo empenho de tornar concreta essa necessidade dos peritos e proporcionar essa conquista.

Estiveram presentes ainda os juízes auxiliares da Corregedoria Eduardo Henrique de Oliveira Ramiro, João Luiz do Nascimento e Paulo Roberto Maia e a diretora de Suporte de Planejamento e Gestão de 1ª Instância, Bruna Eduarda Medeiros de Sousa.

Acesse a cartilha do TJMG com o passo-a-passo para atuação do perito externo no PJe.

Mais informações podem ser obtidas na página do PJe.

(Fonte: https://www.tjmg.jus.br/portal-tjmg/noticias/corregedoria-orienta-peritos-sobre-atuacao-no-pje.htm#)

Notícias em Destaque

IBAPE-MG participa do lançamento do Comitê de Inspeção Predial e OAE promovido pelo CREA-MG

IBAPE-MG participa do lançamento do Comitê de Inspeção Predial e OAE promovido pelo CREA-MG

Convocação para Assembleia Geral Extraordinária a ser realizada no dia 08 de maio de 2025

Convocação para Assembleia Geral Extraordinária a ser realizada no dia 08 de maio de 2025

IBAPE se posiciona contra o PL 4069/2024 e alerta para riscos à segurança técnica nas avaliações e perícias

IBAPE se posiciona contra o PL 4069/2024 e alerta para riscos à segurança técnica nas avaliações e perícias

Abrir WhatsApp
1
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Como podemos te ajudar?